terça-feira, 8 de julho de 2014

COMPRINHAS GOURMET EM CÓRDOBA – ARGENTINA

Para meu marido e eu, nenhuma viagem é completa sem que visitemos um supermercado, um empório ou um simples mercadinho. Nós desbravamos tudo em busca de algo que nos interesse. Pode ser um simples chocolate ao leite de uma marca local, um pacote de balas de goma, um salgadinho diferente ou um tempero especial. Mas nunca voltamos com as mãos abanando.
Em Córdoba, apesar da curta estada, conseguimos visitar dois centros comerciais, a loja Falabella e o supermercado Disco.

FALABELLA




É uma loja de departamento muito parecida com a americana Macy's. Comercializa roupas, calçados, artigos de perfumaria, brinquedos, eletrodomésticos, utensílios domésticos e, o mais importante para nós, produtos alimentícios diferenciados. São milhares de opções de chás, molhos, vinhos, temperos, massas e doces.
OBS.: Há lojas Falabella espalhadas por várias cidades da Argentina, Chile, Peru e Colômbia. O que significa que esta indicação poderá ser utilizada por você ainda que sua viagem não seja para Córdoba.
Zapeando as prateleiras, o que primeiro chamou a minha atenção foram uns xaropes para chás e cafés. Escolhi um de baunilha para aromatizar meu latte macchiato e um de mel com limão para adoçar meu chá.


O Daniel que está numa fase de “carnes e seus temperos”, escolheu vários sais especiais: sal de malbec, sal de barbecue, sal de pimenta defumada e baunilha e sal de gengibre e alho. Este último, na verdade, fui eu que quis comprar para temperar filés de frango. Acho que ficarão divinos!!!


A seção de artigos açucarados tinha uma variedade incrível de doces de leite, biscoitos, chocolates e alfajores. Sem cobertura e decorado com coco ralado, o alfajor da marca Cachafaz foi o meu escolhido, pois achei diferente dos tradicionais.


Para finalizar, comprei um mel cremoso para comer com panqueca e waffle.


DISCO
É supermercado com produtos mais básicos e rotineiros.
Eu comprei um vinagre balsâmico reduzido da marca Porta Casalta, que provei no restaurante Alcorta e fiquei totalmente alucinada. Com consistência e cor que lembram o petróleo, é adocicado e combinou perfeitamente com a salada de rúcula, alface e tomate cereja. No frasco, diz que é indicado para temperar carnes que irão ao forno, pois sua consistência faz com que ele fique concentrado no bife, sem se esparramar pela assadeira. Embora indicação não seja esta, quero testar assar um filé de salmão, enrolado no papel alumínio e banhado neste vinagre. Chega fico salivando só de imaginar o resultado que esta experiência obterá.


Já falei aqui no blog sobre o hobby do meu marido: cervejas. Ele estuda os tipos, sabores, aromas e origens, bem como adora degustar. Assim sendo, ainda que o destino turístico não tenha sido escolhido com base nesta sua paixão, é impossível retornarmos ao Brasil sem algumas garrafas da mistura: água, lúpulo e cevada.


Estando na Argentina, não importa a cidade, o alfajor é uma guloseima que o turista não pode deixar de comer e comprar para levar de lembrança para amigos e familiares. No Disco, arrisquei comprar uns da marca Terrabusi e uns triplos (três camadas de massa e duas de recheio) da Milka. Além dos alfajores, compramos barras de chocolate da Milka, outra paixão do meu companheiro.



Minhas aquisições são só alguns exemplos dos produtos diferenciados que são vendidos em Córdoba. Se você também gosta de comprar guloseimas ou ingredientes selecionados quando viaja, estando na Argentina, não deixe de dar um pulinho nas lojas acima indicadas, pois tenho certeza que você se divertirá olhando tudo que as prateleiras desses estabelecimentos oferecem. Have fun and... Boas compras!!!


Segue a lista com todos os posts sobre Córdoba:

Confira também os posts sobre Buenos Aires:


2 comentários: