terça-feira, 30 de setembro de 2014

POMODORI, de que cor é o teu “tomate”: verde ou vermelho?

É engraçado como, às vezes, sem nenhuma dificuldade, começo a escrever, ainda que despretensiosamente, e as ideias fluem numa intensidade impressionante. Entretanto, outras vezes, assim como acontece quando estamos lendo um livro entediante, me sinto empacada, sem vontade de sair do lugar, como se meu cérebro simplesmente se recusasse a trabalhar. Hoje, estou assim: sem ânimo e perdida no vácuo dos meus pensamentos!!! Talvez isto seja um reflexo da experiência que tento, arduamente, descrever. Uma experiência com alguns pontos positivos, mas, no geral, um tanto frustrante.
Assim sendo, sem mais arrodeios, vou direto ao ponto...
Fui conhecer o restaurante italiano Pomodori, que, outrora, teve sua cozinha comandada por Jefferson Rueda e, hoje, segue sob a direção de Tássia Guimarães.
O ambiente é mimoso, parecendo uma clássica cantina italiana que se modernizou e incorporou a cozinha, que se exibe aos clientes, à sua decoração.
O atendimento se revelou primoroso, desde a ligação para efetuar a reserva até o momento em pagamos a conta e fomos embora.
Mas foi só trazerem o couvert para os problemas começarem a aparecer. O salame e o presunto cru estavam fatiados na espessura que eu gosto, bem fininhos, e os antepastos (berinjela, patê e mussarela de búfala) eram saborosos. Todavia, a focaccia estava praticamente gelada, o que tirou a sua maciez e o sabor da sua cobertura.


Para beber, pedi um drink de frutas vermelhas que, além de extremamente doce, foi preparado com um xarope cujo gosto lembrava o de naldecon.


A "Surpresa da Chefe", felizmente, foi agradabilíssima! Um ravióli recheado de presunto com uma emulsão suavíssima de molho ao limone.


Minha escolha de prato principal foi o "Cavatelli com camarões, pancetta, manjericão, mini milho e vagem holandesa". O garçom me informou que o cavatelli era uma massa chata, ele só esqueceu de me informar que eram pedacinhos de massa. Imaginei algo parecido com um tagliatelle e recebi "bitucas" grossas de uma massa dura e insossa, com camarões minúsculos, parecidos com os que são usados em recheio de empada, e com uma quantidade quase imperceptível de mini milho e pancetta. Verdade seja dita: meu prato foi uma verdadeira decepção!
Pode ser que a execução estivesse perfeita, pois eu não conheço esse tipo de massa (cavatelli), mas o certo é que o garçom, ao ser indagado, não soube sanar a minha dúvida e me levou a escolher um prato que não apreciei. Este tipo de atitude, ainda que não haja dolo, é inaceitável num restaurante deste porte, em que se espera que os garçons conheçam bem o cardápio e saibam explicá-los aos clientes. Com certeza, se eu soubesse o que era o cavatelli, não teria pedido este prato.


Tentando salvar a refeição, pedi uns canollis de sobremesa. A porção era composta por 3, com os seguintes recheios: nutella, doce de leite e ricota. A massa estava sequinha e crocante e os recheios cremosos e saborosos. 


Resumindo minha noite: focaccia fria, drink com sabor de remédio e péssima escolha de prato principal versus deliciosa Surpresa da Chefe, boa sobremesa, ambiente agradável e atendimento atencioso. Agora, resta a você sopesar os prós e os contras e decidir se vale pena ou não a visita.

INFORMAÇÕES:
POMODORI – Gastronomia Italiana
Rua Doutor Renato Paes de Barros, 534 – Itaim Bibi
Tel.: (11) 3168-3123



Nenhum comentário:

Postar um comentário