domingo, 11 de outubro de 2015

Le Bife: carnes bem acompanhadas!!!


Assim que vim morar em São Paulo, eu aproveitava muito a "Restaurant Week", pois representava uma oportunidade de conhecer restaurantes caros a um preço fixo e acessível. Com o tempo, a impressão que me deu foi que o evento passou a servir de vitrine para que estabelecimentos iniciantes ou sem expressão ganhassem visibilidade. Aí, ainda que tivéssemos algumas surpresas extremamente agradáveis, outras poderiam ser desastrosas. E, na verdade, a equação "custo X benefício" já não se mostrava tão atrativa quanto outrora. Assim, fiquei anos sem dá a mínima bola para a "Restaurant Week".
Com a edição atual prestes a começar, uma colega de trabalho perguntou se eu não tinha nenhum restaurante para indicar. Fui analisar os participantes, para auxiliá-la na escolha, e meu interesse foi resgatado, pois encontrei alguns estabelecimentos bem interessantes, como, por exemplo, "Templo da Carne - Marcos Bassi", "CLOS" e "Antonietta Empório", que são casas que eu ainda não conheço, mas que estão na minha “wishing list”.
No final, acabei decidindo ir conhecer o novo restaurante de consultoria do Chef francês Erick Jacquin, o "Le Bife". Critérios de escolha: opções de pratos do meu agrado e preço realmente convidativo.
O "Le Bife" oferece aos comensais, na "Restaurant Week", as seguintes opções:
ENTRADA: "Salada com nozes" ou "Grand carpaccio à moda Bergamo com folhas verdes e parmesão";
PRATO PRINCIPAL: "Steak Tartar de filé mignon, cortado na ponta da faca, com batata frita" ou "Filé mignon suíno ao molho de mostarda com rodízio de guarnições"; e
SOBREMESA: "Shot de Vacherin de morango" ou "Creme de papaia".
Eu comeria facilmente qualquer uma das opções! Menu aprovado, hora de comparar os preços.
Entrei no site do estabelecimento (www.lebife.com.br), que tem o cardápio completo, e, numa conta rápida, sem levar em consideração o pagamento de 10% e as bebidas, percebi que se eu e o meu marido dividíssemos um Grand Carpaccio de entrada (R$ 42,00) e pedíssemos um Steak Tartar (preço por porção: R$ 49,00) e um Creme de papaia (valor unitário: 18,00) para cada um, gastaríamos R$ 176,00. Na "Restaurant Week", cujo preço fixo do menu completo de jantar é R$ 52,90, pagaríamos R$ 105,80. Uma economia de R$ 70,20? Tá valendo! Fiz a reserva pelo próprio site do evento (www.restaurantweek.com.br) e fomos jantar.
O salão do “Le Bife” tem uma decoração simples e informal, com madeira, espelho e muitos escritos, que apresentam o conceito e o cardápio do restaurante.
Para beber, há opções para todos os gostos (vinhos, destilados, drinks, sucos, cervejas e refrigerantes). Eu escolhi uma sakerinha de morango (R$ 19,00). Visualmente, parecia que teria apenas gosto de sakê, pois estava bem transparente e com bastante gelo. Mas os morangos souberam conquistar o seu espaço e a bebida se mostrou do meu agrado.


Para começar, pedi o "Grand carpaccio à moda Bergamo com folhas verdes e parmesão". Eram apenas 4 fatias finas de carne, molho de mostarda, alcaparras, folhas verdes e lascas de parmesão. A combinação era equilibrada, com uma quantidade ideal de parmesão e de molho.


Meu escolhido como prato principal foi o "Filé mignon suíno ao molho de mostarda com rodízio de guarnições". A carne estava perfeitamente grelhada, macia e suculenta. O molho de mostarda Dijon não estava cremoso, mas veio com sementes de mostarda e esbouçou personalidade. O Daniel provou e não gostou muito, mas eu achei bom.


As guarnições são um show à parte. Embora sejam essencialmente simples, são bem executadas e extremamente saborosas. No prato, a carne veio acompanhada de meio tomate assado e batatas fritas robustas. Dois ramequins foram levados à mesa com purê de batata e farofa crocante de farinha biju, com um toque de bacon. E os garçons passaram servindo cebolas pequenas glaceadas (sutilmente apimentadas e, ao mesmo tempo, adocicadas), arroz soltinho com ciboulette e espinafre ao alho e óleo (bem temperado).


O Daniel se deu bem! Em que pese ter pedido o Steak Tartar, os garçons ofereceram a ele todas as guarnições que acompanhavam o meu prato. Numa mesa ao lado, em que a mãe pediu o filé suíno e a filha o tartar, aconteceu a mesma coisa. Já noutra mesa, em que o casal pediu o tartar, nenhuma guarnição extra foi ofertada.
Eu e o Daniel também divergimos na sobremesa, ele escolheu o "Shot de Vacherin de morango", que veio sem suspiro, pois estava em falta, e eu fiquei com o "Creme de papaia". Parece que faltou paciência na hora de preparar a minha sobremesa, pois o creme foi servido cheio de pedaços de papaia.


No final, achei válida a experiência. Comida boa, garçons simpáticos e ambiente agradável. Minha carne estava do jeito que eu gosto, macia e bem passada. E as guarnições estavam tão boas, que eu poderia ter passado a noite toda só as degustando. As sobremesas decepcionaram um pouco, mas nada que comprometesse o saldo final do jantar.
Carnívoros, reservem as suas mesas, pois carnes bem acompanhadas os aguardam no “Le Bife".     

Informações
Le Bife
Rua Pedroso Alvarenga, 1088 - Itaim Bibi
Fone: (11) 4324-0783

Avaliações de outros restaurantes dos Jurados do MasterChef Brasil:
Sal Gastronomia” do Chef Henrique Fogaça;
Tartar & Co” de consultoria do Chef Erick Jacquin.

#LeBife #ErickJacquin #MasterChef #Gula #Gourmet #Gastronomia #Eat #Foodie #FoodBlogger #VejaSP #ComerEBeber



Nenhum comentário:

Postar um comentário