quarta-feira, 9 de abril de 2014

China Lake Restaurante: autêntico restaurante chinês!

Com a crescente difusão de restaurantes chineses delivery, como China in Box e Lig-Lig, associada à desconfiança da procedência dos ingredientes e limpeza das cozinhas, tornou-se cada vez mais raro encontrarmos restaurantes especializados em culinária chinesa. Mas, numa cidade cosmopolita como São Paulo, não é só no bairro da Liberdade que encontramos bons templos da gastronomia chinesa.
Em Santo Amaro, há o excelente China Lake. Um casarão pintado de amarelo, com dois andares e decoração oriental acomoda o estabelecimento, que, no térreo, tem um salão mais modesto, e no primeiro andar, além do salão principal, tem salas reservadas para encontros privados e reuniões (que, para serem utilizadas, necessitam de reserva).



Assim que chegamos, uma Sra. meio rude, que acredito ser uma das donas, nos informou que haveria mesa no 2º andar e, para lá, nos dirigimos. O salão grande, onde inclusive são realizadas cerimônias de casamento, tinha no seu centro “milhares” de mesas redondas com capacidade para, em média, 8 ou 10 pessoas. Aquilo chamou a minha atenção e, mais tarde, estudando um pouco sobre a culinária e a cultura chinesas, descobri a razão. Na China, comer sozinho, exceto se for um lanche porque a pessoa está longe de casa ou no trabalho, não é considerado uma boa maneira. Ao redor da mesa, no hora da refeição, dificilmente se encontram menos do que 4 pessoas. Então, presumi que o China Lake está sempre preparado para receber grandes famílias de olhinhos puxados, ávidas para manter a tradição do seu povo.
Vocês sabiam que uma comida tipicamente chinesa contem cinco elementos chaves? Cor, aroma, sabor, forma e textura. É por isso que é tão comum encontramos pratos com carne ou frango picados em cubos ou pedaços de tamanhos variados ou, ainda, fatiados, bem como repletos de vegetais, legumes e frutas com cores e sabores diversos, como cebola, cenoura, abacaxi, gengibre e pimentão, que conferem um contraste incrível de todos os elementos básicos acima mencionados. Outra característica observada é a presença de cinco sabores que, ainda que opostos, acabam se harmonizando e compondo deliciosos pratos, são eles: doce, salgado, azedo, amargo e picante.  
No China Lake, todos esses critérios são perfeitamente respeitados. Os pratos são fartos e podem ser divididos entre, no mínimo, 2 pessoas. A comida é saborosa e bem colorida. Os pratos de frango e carne custam em média R$ 35,00, mas são servidos sem acompanhamento. À parte, pode-se pedir arroz chop suey, arroz branco, arroz com frango, arroz com carne de boi picada, arroz com camarão ou arroz com bacalhau. Se quiser comer camarão, lula ou lagosta, pagarás, em média, R$ 60,00 o prato.
Preciso salientar que, embora a recepção da hostess não tenha sido das melhores, o garçom que nos atendeu foi extremamente simpático e solícito, tirando as nossas dúvidas e fazendo indicações de bebidas e pratos. O que foi o suficiente para quebrar a primeira e má impressão do lugar.           
Para beber, escolhi uma Sakerinha de Morango, que foi preparada com um verdadeiro primor. O açúcar, em quantidade perfeitamente calculada, dissolveu por completo e, em momento algum, se acumulou no fundo do copo. Aprovei!


Embora estivessem bastante oleosos, os rolinhos primavera, que pedimos de entrada, tinham a massa crocante e o recheio bem cozido e temperado. Ousaria dizer que foi o melhor rolinho que já comi. Fresco, deu a impressão de ter sido preparado, não apenas frito, naquele exato momento. Para lambuzar, obviamente, trouxeram molho agridoce. 



De prato principal, pedimos Frango Xadrez com Amendoim (Delicioso! Fiquei catando os amendoins... rsrsrs), Carne Fatiada com Brócolis e Bambu (o molho estava saboroso, mas achei estranha a textura da carne) e Arroz Chop Suey (Que eu adoro! Com bastante pedaços de ovo frito, cubinhos de cenoura e de presunto).




Se, depois de toda essa conversa, você ficou com água na boca ou, simplesmente, desejando uma comidinha chinesa, corra para o China Lake, que fica na Rua Marechal Deodoro, 525, Santo Amaro.   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário