quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ChefVivi: criatividade e explosão de sabores!!!

Nada melhor para quebrar a rotina da semana do que ir jantar num restaurante de espírito livre, sem cardápio fixo, que prepara pratos criativos com os ingredientes frescos do dia. Assim é o ChefVivi, um restaurante acanhado (pequenino), mas que sabe se impor e conquistar os clientes.
A monotonia passou longe e “O Guia Michelin 2015: Rio de Janeiro & São Paulo” alerta aos conservadores: “Se você é do tipo que frequenta o seu restaurante favorito para comer sempre o mesmo prato, não vá ao ChefVivi. Uma das características desta chef, que já foi sócia de uma premiada casa em Pequim, é a sua obsessão em diversificar e testar novas receitas permanentemente”.


Num salão pequeno, cheio de charme, intimista e com uma pitada de sofisticação, 3 pessoas se revezam servindo, aos comensais, os pratos preparados com beleza e alquimia pela Chef Viviane Gonçalves. Os garçons, embora pareçam sumir em alguns momentos, são extremamente polidos e atende com atenção e cuidado.
Nós optamos pelo Menu Degustação, que custa R$ 150,00 por pessoa e é servido em 5 tempos (2 entradas, 2 pratos principais e 1 sobremesa). Muitos alimentos orgânicos, combinação de texturas e exploração de cores e sabores distintos, mas que se complementam. Eu sou simplesmente apaixonada por este tipo de culinária, em que um ingrediente dá vida ao outro e precisam ser apreciados conjuntamente, para aguçar ao máximo o paladar.
Para iniciar a noite, pedi uma Margarita, de um sabor tão intenso, que marca e acalma.


As comidas que participam do Menu Degustação são selecionadas, pela Chef (e não pelo cliente!), dentre as opções constante do cardápio daquele dia. Alguns podem achar ruim ser a Chef quem escolhe o que eles irão comer. No entanto, eu acho instigante, pois acredito que a profissional irá escolher o que há de melhor entre as criações do dia e irá me surpreende de maneira positiva.
A primeira entradinha servida foi: "Creme de couve manteiga orgânica, azeite trufado, amêndoas tostadas e brotos orgânicos". Uma pitada de sal maldon e raspas de limão siciliano finalizaram o creme. Misturei tudo e apreciei cada colherada. Vejam que perfeição! Parecia um lago denso com folhagem na borda. Lindo de ver e de comer!


Como mimo da Chef, a Vivi nos agraciou com o simples, mas gracioso, couvert da casa, composto de focaccia orgânica com ervas e alho assado, naan orgânico com iogurte, naan orgânico integral e manteiga aviação com ervas e sal maldon. Pães quentinhos, macios e fresquíssimos.


Como segunda entrada, tivemos "Repolho orgânico tostado, abóbora de pescoço orgânica ao forno, molho de queijo de cabra e talos de couve manteiga orgânica". Pela descrição, achei que não fosse gostar. Ledo engano!!! Para mim, foi a melhor iguaria da noite. O sabor forte, e um tanto azedo, do queijo de cabra em contraste com o adocicado da abóbora, realmente, funcionou. E o repolho, meio inexpressivo, conferiu uma certa crocância ao prato. D-I-V-I-N-O!!! Minha vontade era deixa a etiqueta de lado e raspar todo o prato, para não desperdiçar nenhuma gota (rsrsrsrs).


O primeiro prato principal (terceiro da degustação) foi "Beijupirá ao forno com creme de mandioquinha defumado, salva de cogumelos, pimenta dedo de moça e crispy de couve manteiga". Eu não morro de amores por peixe e achei a combinação bem sem graça. O pescado estava insosso e a defumação do creme de mandioquinha fez com que ele ficasse estranho para o meu paladar.


Quando vimos o cardápio, a nossa torcida era para que o “Roast beef (Wagyu) finalizado com pó de shitake seco e pimenta Sichuan, acompanhado de arroz negro com alho poró, redução de vinho tinto e lasca de cebola roxa” fosse um dos pratos servidos no Menu Degustação e, para nossa sorte, ele o foi. Deliciando-se com a iguaria, todos se perguntaram: “Que carne é essa?!?!”. Macia ao extremo e esbanjando suculência. E a Petônia, que está na foto que postarei logo mais, exclamou: “Isso aqui é filé mignon de um boi beeeem preguiçoso, pois está bom de mais!!!”. A redução de vinho tinto era adocicada. A maciez do beef contrastava com a dureza do arroz negro. Mais um prato encantador!!!
Parêntesis: perceberam quantas exclamações eu utilizei em um único parágrafo? É porque essa combinação é ESTUPENDA!!! (Mais exclamações... huahuahua).    


De sobremesa, “Torta de chocolate belga 70%, polvilhada com castanha do Pará picada e creme anglaise. A textura da composição era muito interessante. A torta tem um sabor intenso. Eu achei bem amarguinha, pois não gosto de chocolate amargo. Mas o creme anglaise suavizava um pouco o amargor. O Daniel achou a melhor parte do Menu.


A degustação acabou levando mais tempo do que gostaríamos, mas revelou-se uma experiência gastronômica deliciosa. Deixou um gostinho de: (a) quero mais; (b) quero ver do que a Chef Vivi é capaz; (c) quero viver outros momentos como este; (d) quero comer sempre desta forma: muito bem.
No final, para encerrar a nossa noite com chave de ouro, eu e a Petônia tiramos uma fotinho com a fofa Chef Vivi.


Parabéns, Chef Vivi, por saber nos receber de forma tão graciosa e especial!!! São momentos agradáveis como este que me motivam a comer e, depois, a escrever ;o)   

INFORMAÇÕES:
ChefVivi
Rua Girassol, 833 C – Vila Madalena
Tel.: (11) 3031-0079 (Imprescindível reservar, o que pode ser feito apenas pelo telefone)

#ChefVivi #Gula #Gourmet #Gastronomia #comerebeber #VejaSP #Eat #Foodie #FoodBlogger
  
Leia também sobre outros restaurantes em que participei do Menu Degustação:



Nenhum comentário:

Postar um comentário