sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Jamie's Italian: a versão italiana de Jamie Oliver



Com o mundo globalizado que vivenciamos, é praticamente impossível existir alguém que não saiba quem é Jamie Oliver. Afinal, o cara é Chef de Cozinha, apresentador de televisão, autor de livros e ativista atuante, mundo afora, em prol de uma alimentação saudável.
Em solo tupiniquim, após a exibição dos seus programas culinários pelo canal de TV à cabo GNT, a comercialização dos seus livros nas livrarias de todo o País, e da sua batalha contra o McDonald’s ter sido noticiada pelos principais meios de comunicação, Jamie resolveu nos agraciar com o seu modo de praticar a culinária italiana e inaugurou, em São Paulo, o restaurante Jamie's Italian.
O ponto é super badalado, então, o ideal, para quem não gosta de ficar esperando por uma mesa, é chegar cedo ou fazer a reserva através do site Restorando. Como eu não havia agendado, cheguei às 12:00 horas, horário de abertura da casa, e não tive problema algum em garantir a minha mesa. Percebi que, apenas por volta das 13h20min, havia fila de espera.
O restaurante é amplo e tem uma decoração bem cool, com muita madeira, vidraçarias altas e cadeiras coloridas. Os garçons são sorridentes e atenciosos. E o preço é justo!



O Chef tem uma pegada natureba e isto é refletido no cardápio, que oferece diversas opções de saladas, variações de molhos à base de tomate e cortes de carnes de animais criados livremente.
Para beber, escolhi a “Saquerita de frutas vermelhas” (R$ 19,00), que apresentou uma cor vibrante e estava muito refrescante.


O garçom nos explicou que as entradinhas são, em sua maioria, individuais e sugeriu, como estávamos em 4, que pedíssemos os “Nachos italianos” (R$ 24,00) ou a porção de “Crispy Squid” (R$ 25,00) – lulas empanadas. Ficamos com a primeira opção, que era, na verdade, raviólis recheados de 3 queijos, fritos e servidos como molho arrabbiata. Os raviólis eram sequinhos e apetitosos, mas não espere a crocância de um pastelzinho tipicamente brasileiro, afinal, embora a aparência possa enganar, eles são RAVIÓLIS.


Não paramos nos nachos, minha amiga quis provar o “Arancini Margherita” (R$ 24,00), bolinhos de risotto de tomate e mozzarella com molho arrabiatta, e eu, embora se tratasse de um acompanhamento, pedi o “Coleslaw” como entradinha. As bolinhas tinham a crosta crocante e o interior bem úmido. Eram saborosas. A salada também agradou, apesar de não se parecer em nada com o clássico americano.
Para quem não conhece, o Coleslaw é uma salada de repolho com molho de maionese, que pode receber um pouco de cenoura ralada e cebola picada. No Jamie’s, entretanto, trata-se de salada de beterraba (legume que predomina), cenoura, cebola e repolho, com molho à base de iogurte. Excelente pedida para um dia quente de verão.



As entradas corresponderam as nossas expectativas. Todavia, não podemos dizer o mesmo dos pratos principais.
O Daniel escolheu o “Jamie’s Sausage Pappardelle” (R$ 29,00/R$ 39,00), ragú de porco com erva doce, vinho tinto, queijo Parmesão e pangrattato com ervas. A massa caseira é saborosa e bem cozida, mas o sabor que predomina no prato é o de erva doce, que suaviza de mais os outros ingredientes, ao ponto de quase anulá-los.
Aqui, eu abro um parêntesis para informar uma coisa bacana da casa, eles servem meia porção, por isso, as massas apresentam dois valores, da meia e da porção inteira respectivamente.
Eu pedi o “Penne Carbonara” (R$ 31,00/R$ 45,00) e tive uma baita decepção. Além do ovo (quase imperceptível) e da pancetta crocante, colocaram alho-poró (que não foi o problema!), suco e raspas de limão siciliano. Resultado: ao invés de cremoso, o molho ficou completamente ácido.
A cada garfada, a minha vontade era dizer: “Jamie Oliver, meu querido, eu sei que você é um Chef renomado e qualificado, e eu sou apenas uma pessoa que gosta de comer e escrever, mas, se você quer dar um nome famoso ao seu prato, chame-o de ‘Penne al Limone’ e, não, de ‘Penne Carbonara’, pois esse nome anunciaria de maneira mais fidedigna a sua criação e não decepcionaria os seus clientes, que, assim como eu, são fãs do molho Carbonara”.
Pedi a meia porção, que, quando foi servida, me assustou, pois achei muito pequena, mas, no fim, foi o suficiente para mim, que como pouco.


De sobremesa, a descrição do “Brownie Épico” nos conquistou. O cardápio anunciava: “Fresquinho, servido com calda de chocolate, sorvete de caramelo & flor de sal e pipoca caramelada com amaretto”. O sorvete e a pipoca estavam show de bola. A calda de chocolate estava normal. No entanto, o brownie estava uma negação. Eu, sinceramente, nem sei como descrevê-lo. Às vezes, penso: “parecia um brownie cozido por apenas 3 minutos”. Outras, acho que lembrava um mousse ultra consistente. Enfim... a consistência era tão estranha para um brownie, que eu nem consegui me concentrar no sabor.


Doí muito dizer isso, pois sou fã do Jamie, que tanto luta por uma alimentação saudável e sustentável, mas, no fim, a sensação que ficou foi a seguinte: "o conceito da casa é muito interessante e instigante, porém, na prática, não funciona”.
Numa cidade como São Paulo, repleta de bons restaurantes italianos, o Jamie's Italian só se destaca pela fama do Chef que lhe cede o nome, pois a comida, infelizmente, não tem o mesmo brilho que aquele.

INFORMAÇÕES:
Jamie’s Italian
Rua Horácio Lafer, 61 – Itaim Bibi


2 comentários:

  1. Poxa, destruiu meu coração, agora... Queria tanto conhecer!...
    Enfim, ainda existem os raviólis!

    ResponderExcluir
  2. Tom, também fiquei com o coração partido! Estava ansiosa para conhecer e acreditando que seria delicioso.
    Quem sabe crio coragem e vou novamente, confirmar se é assim mesmo ou se tive o azar de ir num dia ruim.
    Enfim... existem os raviólis, os arancinis e a salada Coleslaw ;o)

    ResponderExcluir