segunda-feira, 24 de março de 2014

GRAZIE NAPOLI: “La Vera Pizza Napoletana”


Depois de percorrerem os Estados Unidos em busca do hambúrguer perfeito, os irmãos Fábio e Marcos Fernandes, fundadores do “The Burger Map”, foram até Nápoles, na Itália, e Nova York, nos Estados Unidos, aprender a fazer a verdadeira pizza napolitana. E foi dessa experiência que surgiu mais um restaurante de sucesso, o “Grazie Napoli”.
Disputadíssima no sábado à noite, a casa tem um sofisticado ambiente, todo decorado em estilo vintage, com uma lambreta na entrada, poltronas e cadeiras coloridas e confortáveis na sala de espera.
Mas, como não poderia deixar de ser, a atração principal do estabelecimento é a pizza napolitana, que para ser assim considerada precisa seguir um específico processo de produção. A massa, que possui uma certa elasticidade, tem que ser aberta com as mãos, sem a utilização de qualquer ferramenta, ficando fina no centro e alta na borda. No molho, são utilizados tomates San Marzano, plantados próximo ao Monte Vesúvio e que têm a fama de serem os melhores do mundo, pois possuem sabor concentrado, adocicado e de baixa acidez. No recheio só entra mozzarella de búfala. A pizza é regada com azeite e vai ao forno (os da Grazie foram trazidos diretamente de Nápoles), onde é assada em até um minuto e meio.
Três pizzas do cardápio (Margherita, Margherita DOC e Marinara) seguem rigorosamente os critérios estabelecidos pela “Associazione Verace Pizza Napoletana”, o que acabou rendendo à casa o certificado de “Vera Pizza Napoletana”.
Antes de escolher a minha redonda, iniciei os trabalhos pedindo um “Blood Mary”, de sabor forte e muita “personalidade”.


Embora as opções de antepastos sejam poucas, há, dentre elas, quatro sabores de “Arancini di Riso”, um bolinho de risoto empanado e frito, cuja porção traz duas unidades e custa R$ 10,00. Provamos o de gorgonzola com salame picante. Um bolinho com recheio cremoso, suave e muito saboroso.


No menu, me chamou a atenção a pizza “Attilio que, apesar de ser uma mozzarella básica, tem o formato de estrela, com ricota na borda (R$ 34,00). Essa é de comer com os olhos.


Entretanto, como eu adoro Spaghetti a la Carbonara, resolvi provar a pizza com esse sabor, que vem com parmesão, pancetta, ovo estalado e pimenta do reino. E eu indago a plenos pulmões: QUE PIZZA É ESSA?”. Simplesmente divina! Com uma massa úmida e meio borrachuda; com recheio espalhado, mas sem preencher toda a superfície do disco; um tanto salgada e apimentada; mas formando um todo harmonioso e delicioso. Virei fã logo de cara!


Nem preciso dizer que vale super a pena pegar o carro e percorrer a Via Anchieta até lá, né? Pizza diferente e saborosa, que eu espero provar a original, um dia, em Nápoles, na Itália.

Informações:
Pizzaria Grazie Napoli
Rua das Aroeiras, 317 – Santo André – SP
Telefone: (11) 4432-2308
Funcionamento: Domingo à quinta-feira das 18h às 23h; sexta e sábado das 18h às 01h.  


2 comentários:

  1. Olha eu aqui pra comentar! kkkkk
    Também adoro Spaghetti a la Carbonara, Blau! E essa pizza está com uma cara maravilhosaaaa! Vou pra Itália próximo mês (Roma, Costa Amalfitana, Toscana e Milão), aí depois te digo o que achei das pizzas de lá, mas já sei que vou gostar de tudo e venho aqui te contar!
    Vou ler os outros posts agora! kkkk
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Mila!!!
      E não esqueça de me contar tudo sobre a sua viagem, principalmente, suas aventuras gastronômicas. Tenho certeza de que você irá adorar. Boa viagem!!!
      Beijão.

      Excluir