domingo, 19 de janeiro de 2014

CANDELA: comer & beber à luz de velas!

Minha amiga maceioense, Clae, comunicou-me, através do WhatsApp, que estaria aqui em São Paulo no dia do seu aniversário, sexta-feira, 17 de janeiro, e queria sugestões do que fazer. Eu falei: "Vamos no Mozza, um barzinho que fica na Oscar Freire e eu estou louca para conhecer". Conversa vai, conversa vem, ela acabou escolhendo o Candela, um restaurante que eu não conhecia nem tinha ouvi falar. Fomos lá!
Candela, em latim, significa vela. E esse objeto é bem explorado na decoração do lugar, que é belíssimo. É um desses lugares que te fazem pensar: "esse é o tipo de ambiente que me faz ter vontade de sair de casa, numa sexta-feira à noite, após uma longa semana de trabalho!". As paredes laterais, revestidas com tijolos aparentes, têm espaços estrategicamente sem 2 ou mais tijolos, formando nichos onde são colocadas velas acesas para compor a decoração e a iluminação, toda à luz de velas, exceto por alguns spots no teto, que emitem uma luz bem fraca. A ambientação é bem intimista e sedutora.


Há vigas de madeira no teto e vários espelhos, com belas e trabalhadas molduras, espalhados pelas paredes laterais. Mas o destaque da casa fica com o bar, localizado no fundo do salão e perfeitamente iluminando.



A carta de coquetéis oferece opções clássicas, como Cosmopolitan, Dry Martini, Negroni e Blood Mary, e drinks exclusivos, caso da Caipiroska Candela (vodka Ciroc, uva, limão e mel), apreciada por mim.



De entrada, eu e o Daniel escolhemos a porção de "rolinho de queijo de cabra e molho doce". A massa estava bem crocante, mas nem o recheio nem o molho me agradaram. O queijo de cabra não derrete absolutamente nada, ficando com uma consistência pastosa muito intensa, e o molho doce, que eu pensei que seria um reestudo do agridoce chinês, na verdade, era uma geleia de frutas vermelhas, cujo doce passou lá longe. Assim, a perfeita combinação do doce com o salgado ficou bastante prejudicada.



Minhas amigas pediram: "mini canapés de steak tartare" e "bruschetta de queijo brie com tomate e rúcula". A primeira estava gostosa, embora o gosto da mostarda estivesse forte para o meu paladar e a apresentação fosse amadora; achei a segunda seca. Na minha opinião, o queijo brie precisa ser complementado com patês, geleias ou frutas, para deixar a bruschetta um pouquinho úmida. Resumindo: as entradinhas não convenceram!



No hora do jantar, pedi o "Ravioli di Candela" (massa fresca recheada de camarão ao molho de limão siciliano). Esse, sim, foi uma boa pedida! Delicioso! Recheado com camarões médios inteiros e coberto com um suave molho al limone.


No menu de sobremesas, não encontrei novidades (cheesecake, pannacotta, crème brûlée, creme de papaia, petit gateau e frutas da estação). Escolhi o crème brûlée, que vem acompanhado de nutella. O creme e a crosta de açúcar maçaricado estavam como têm que ser, entretanto, achei excessiva a quantidade de nutella. Talvez essa impressão tenha como origem o fato de que eu adoro crème brûlée e não sou muito fã de nutella, ou seja, por mim, essa nutella, numa das minhas sobremesas prediletas, foi despropositada. Mas entendo que a intenção da Chef foi oferecer uma opção diferente da iguaria francesa.
      

Eu confesso que, sabendo que o super Chef Erick Jacquin é consultor culinário do estabelecimento, esperava mais. 
Com relação ao atendimento, aconselho aos que querem apenas jantar, chegarem cedo, quando a casa ainda está meio vazia. A partir das 23:00, o pessoal que frequenta a balada localizada nos fundos do restaurante, mas com entrada exclusiva, começa a chegar, preenchendo completamente as mesas do salão, o que deixa o atendimento bem complicado. Os garçons circulavam freneticamente e era praticamente impossível conseguir chamar a atenção deles.
Outra coisa que chamou a minha atenção, foi alguns errinhos de grafia no cardápio. Eu sei que errar é humano e eu erro pra caramba, mas o cardápio não é nenhuma Bíblia, que não consiga ser revisado antes de ir para impressão. Crème brûlée, estava escrito "creme brulée"; mojito, "mojio"; e cheesecake, "cheese cake". Como eu falei anteriormente, são pequenos erros, mas, num restaurante desse nível, espero que esteja tudo impecável.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário