domingo, 12 de janeiro de 2014

NELSON 151 & BOLD ROCK HARD CIDER

Se você gosta de vinho, cerveja, sidra e/ou destilado, estando no estado norte-americano da Virginia, deve se dirigir ao Condado de Nelson, pois na Rota 151 (Nelson 151) estão localizadas 7 vinícolas, 3 micro cervejarias, 1 fábrica de sidra e 1 destilaria.
Eu e minha família, que fomos passar o natal em Wintergreen, aproveitamos a ocasião para conhecer os restaurantes das 3 micro cervejarias, onde, além de nos alimentarmos e abusarmos na quantidade de calorias, parte dos meus familiares degustou as produções locais (como não gosto de cerveja, não participei ativamente dessa atividade). Entretanto, vou deixar esse assunto para o próximo post. Hoje, quero falar sobre a "sidreria", chamada de "Bold Rock Hard Cider".



Observando as vinícolas ganharem fama e as micro cervejarias faturarem prêmios, John Washburn, dono de uma fazenda localizada às margens do Rio Rockfish, decidiu fundar uma fábrica de sidra para completar o circuito etílico da região. Para tanto, precisava de alguém que soubesse como produzir tal bebida. Foi aí que entrou em cena o seu futuro parceiro, Brian Shanks, um "mestre sidreiro" (cidermaster) que já havia trabalhado e dado consultorias na Austrália, China, Europa e Estados Unidos. Os dois se tornaram amigos e fundaram a empresa "Bold Rock Hard Cider".


Para quem não conhece, a sidra é uma bebida refrescante preparada com suco de maçã fermentado e normalmente vendida em garrafas long neck. Seus maiores produtores são Inglaterra, Irlanda e França. Em que pese não ser popular no Brasil, onde só ouvimos falar da Cereser, geralmente associada à comemorações mais humildes, trata-se de uma bebida adorada pelo povo europeu.    

  
Atualmente, existem 7.500 (sete mil e quinhentas) espécies de maçã no mundo. No entanto, para produzir suas 4 preciosidades, a "Bold Rock Hard Cider" utiliza apenas 12 tipos de maçã, todos cultivados no estado da Virginia.
Esta "sidreria" abre as suas portas os 7 dias da semana, das 11:00 às 17:00, oferecendo tours e degustações de graça. Quando chegamos, a fábrica já estava quase fechando, por isso, não fizemos o tour, partimos logo para a diversão, a prova das sidras.
A primeira que nos serviram foi a "Bold Rock Virginia Apple", produzida com 2 espécies de maçã (predominando a verde) e cujo teor alcoólico é 4.7%, deve ser consumida gelada. Foi a minha preferida! Em seguida, trouxeram a "Bold Rock Virginia Draft", preparada com várias maçãs vermelhas, acaba sendo menos ácida que a primeira. Suave, é perfeita para qualquer situação.
As duas sidras que foram servidas por último fazem parte da linha premium do fabricante, sendo comercializadas em garrafas iguais as de champanhe e com a graduação alcóolica maior que as anteriores (6.9%). São elas: "Crimson Ridge Vat nº 1" e "Crimson Ridge Vintage Dry". Esta última lembra um prosecco.


No final, gostando do que provou, você pode comprar umas garrafas e levar pra casa. No local, também estão à venda alguns souvenirs, como camisetas e copos.
Eu, que não bebo cerveja e não sou muito fã de vinhos, adorei as sidras! Pena que elas ainda não caíram no gosto dos brasileiros. Em todo caso, eu aconselho: caso se depare com uma sidra da marca Bold Rock, dê-lhe uma chance. Cheers!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário