quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DUE CUOCHI CUCINA: Comida Italiana Requintada!



Alguns Chefs, além de mandarem muito bem na cozinha, têm habilidade para administrar o restaurante. Outros, embora possuam skills para conduzir o negócio, preferem dedicar todo o seu tempo no estudo e elaboração dos pratos e cardápio. E há, ainda, os que sabem "apenas" criar e cozinhar (como se fazer "só" isso fosse pouco!). Por isso, surgiu a figura do Restaurateur. De forma simplista, poderíamos dizer que é o dono do restaurante, mas, na verdade, essa pessoa dirige o restaurante como uma verdadeira empresa.
A Veja São Paulo Comer e Beber, além de premiar os melhores restaurantes e chefs da cidade, condecora também estes profissionais. Na edição 2013/2014, o terceiro lugar da categoria foi ocupado pela restauratrice Ida Maria Frank, proprietária de 3 templos da gastronomia: Rive Gauche Cuisine, Le Marais Bistrot e Due Cuochi Cucina. Eu ainda não conheço os dois primeiros, mas sou fã deste último. E foi para lá que nos dirigimos no mês passado para comemorar o aniversário de um amigo. Fomos na unidade do Shopping Cidade Jardim, que possui uma decoração rústico-sofisticada, esbanjando elegância e bom gosto. Fica no 3º andar do centro comercial e é todo envidraçado, o que proporciona uma bela vista da Marginal Pinheiros, com seus arranha-céus modernos e iluminados. Suas mesas são disputadíssimas! Já tentei fazer reserva com 2 dias de antecedência e não consegui. Como nunca fui sem reserva, não sei precisar o grau de dificuldade em se conseguir uma mesa sem agendar previamente a visita.
Nós estávamos em 8 pessoas. Como quem chegou primeiro aceitou o courvet e eles (todos os restaurantes paulistas) acabam cobrando por todos que estão à mesa, ainda que só alguns queiram degustar o couvert, acabei "optando" por ele de entrada. Este é composto de uma cesta de pães (focaccia de tomate com queijo parmesão e pão italiano), patê de azeitona, azeite de manjericão, sardella e bruschetta de tomate. Como eles trazem um bowl com queijo parmesão ralado, eu adoro salpicar um pouco deste queijo em cima da bruschetta e, depois, finalizar colocando umas botinhas do azeite. O resultado fica muito bom!
Minha escolha para o prato principal foi um "sofiotti de queijo de cabra, nozes na manteiga e sálvia com fonduta de figo e mel trufado". Embora o sabor fosse o mesmo, havia massa de duas cores, conferindo à apresentação da comida um ar mais leve. O recheio de queijo de cabra tinha um sabor bem suave, deixando o gostinho da fonduta prevalecer. Para quem gosta dessa mistura simultaneamente doce e salgada, eu recomendo este prato. Mas o cardápio da casa também oferece outras opções, como, por exemplo, o "ravióli de maçã verde e shimeji ao leve creme de gorgonzola doce".
O Daniel pediu um "rigatoni ao forno de mozzarela de búfala ao creme de funghi porcini e presunto cru". O prato de todo mundo chegou e o dele demorou uns 3 minutinhos a mais. Já começamos a imaginar que tinham esquecido de anotar o pedido. Quando o garçom trouxe, desculpou-se e explicou que o Chef não quis liberar uma porção anterior porque ela tinha ressecado um pouco, então, ele foi preparar outra para servi-la adequadamente. Nunca iremos saber se este foi o verdadeiro motivo ou não, mas demonstra um certo respeito e preocupação com o cliente; se foi verdade, percebemos um compromisso em não servir um prato inaceitável para os padrões do restaurante em questão; se foi mentira, pelo menos tentou se justificar e se desculpou, ao invés de simplesmente trazer o prato, pôr na mesa e pronto.
Para escolher a sobremesa, nem preciso mais olhar o menu, quero sempre o divino "petit gateau de limão siciliano com sorvete de baunilha".
Na minha humilde opinião, dentre os restaurantes mais pretenciosos da cidade de São Paulo, este é um dos que oferece o melhor custo-benefício. Vale a pena conhecer e repetir!

DUE CUOCHI CUCINA
Matriz: R. Manuel Guedes, 93, Itam Bibi; filial: Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 12000 - Cidade Jardim).


Nenhum comentário:

Postar um comentário