quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

O que o Hambúrguer do Seu Oswaldo tem?




Em tempos de hambúrgueres gourmet, elaborados com, dentre outros ingredientes, picanha, queijos especiais como gorgonzola e brie, pães de batata, mandioca e ciabatta, maioneses de cenoura e azeitona, eu fui descobrir como o Hambúrguer do Seu Oswaldo se mantem reinando absoluto na cidade de São Paulo. Este ano, a hamburgueria conquistou o 1o lugar na categoria “Hambúrguer Tradicional” da Veja São Paulo Comer e Beber 2013/2014.
A lanchonete funciona há 47 anos, servindo hambúrgueres tradicionais e sem frescuras. O ambiente é bem simples, um salão quadrado, com um enorme balcão em formato de U quase centralizado, arrodeado de banquinhos. Do lado esquerdo, apenas 3 mesas fixas, que acomodam 4 ou 5 pessoas confortavelmente. Do lado direito, mais um balcão colado à parede, com bancos elevados.
Quando eu e o meu marido chegamos, entre 19:00 e 19:30, a casa estava bem movimentada, mas ainda havia lugares disponíveis. Chamou a minha atenção o fato de algumas pessoas estarem em pé junto à porta. Só depois eu entenderia o porquê. Sentamos no balcão junto à parede direita, pois o balcão principal estava quase todo preenchido. Pegamos o cardápio para olhar e, em menos de 2 minutos, o garçom, de dentro da ilha formada pelo balcão central, perguntou se já havíamos feito o pedido. Aquilo me impressionou. Nós estávamos quietinhos e, mesmo assim, ele percebeu clientes novos no pedaço. Quanta agilidade! Fizemos o nosso pedido e ele nos explicou como tudo funciona: os lanches são preparados na ordem em que os pedidos são feitos; quando estão prontos, somos convidados a sentar no balcão central para degustá-los. Aí eu entendi porque aquelas pessoas estavam de pé, mesmo tendo lugar para sentar.
No Hambúrguer do Seu Oswaldo, o atendimento é democrático, não interessa se você é rico ou pobre, cliente novo ou habitual, todos são tratados da mesma forma. Eu achei fantástica essa maneira bem prática de administrar, proporcionando um lugar para quem já vai comer. Assim, você não precisa se preocupar se vai conseguir mesa ou não.
O cardápio é enxuto! Nem pense em pedir uma batata frita ou rústica, uma macaxeira chips, uma onion rings ou um milk-shake. Eles servem SANDUÍCHES! As opções são: hambúrguer ou cheeseburguer tradicionais, com maionese, com salada, com ovo, com bacon ou com calabresa e os sanduíches americano, bauru, misto quente, queijo quente, filé de frango, cheese filé de frango, hot dog e cheese hot dog. Os preços vão de R$ 5,50 até R$ 13,00.
Eu pedi um “cheeseburguer maionese” e o Daniel um “cheeseburguer salada”, com a seguinte composição: hambúrguer de 90g de patinho, queijo prato, maionese de fabricação própria (clarinha e muito leve), alface e molho de tomate fresco de produção própria (muito gostoso, sem conservantes, preservando o sabor original da fruta).
Observações: pão macio e hambúrguer fresco (poderia ter um pouco mais de sal). Entretanto, eu, que costumo comer pouco, achei o sanduíche pequeno; um saquinho de batatinha teria complementado a refeição. O funcionamento da casa é excepcional! Funcionários bem treinados, aparentando carinho e respeito pelo que fazem. Com certeza, voltarei!
Ahhh… e respondendo a questão inicial… que tal você ir até lá descobrir?

Informações:
Hambúrguer do Seu Oswaldo
Rua Bom Pastor, 1659 - Ipiranga


Nenhum comentário:

Postar um comentário